Ataques DDoS: como se proteger e o que são?

DDoS attack routes representation

Alguma vez você se deparou com notícias on-line falando sobre ataques DDoS? Já se perguntou o que significam os ataques DDoS e por que eles são tão importantes em nosso atual mundo tecnológico? Ou você já se perguntou por que é tão fácil que esses ataques ocorram?

Essas não são perguntas que devem ser subestimadas. Afinal, vivem em uma sociedade baseada em tecnologias onde todas as nossas mais ítimas e mais importantes informações são carregadas através de um smartphone. Se até bancos e empresas de alto nível estão suscetíveis a esses ataques, por que um cidadão comum também não deveria preocupar-se?

DDoS – Ataque Distribuído de Negação de Serviço

DDoS é uma forma de ataques múltiplos derivado do DoS – Negação de Serviço que é conhecido por ser um meio de negar o acesso de qualquer tipo de informação ou serviço online de um único computador para outro único computador. O que torna a versão múltipla desse ataque, o ataque DDoS, tão poderosa é a possibilidade de haver múltiplas fontes espalhadas pelo mundo inteiro que são capazes de derrubar o serviço de servidores por horas, ou até dias.

Representação de Ataque DDoS
Representação de Ataque DDoS

Motivações para Ataques DDoS

Pode-se contar inúmeras razões que explicam porque ataques DDoS são tão comuns de acontecer. Aqui estão alguns:

  • Extorsão – os atacantes de DDoS tentam ameaçar seus alvos com a possibilidade de um ataque que incentive-os a pagar para evitar o ataque DDoS, afinal, ter seu site offline pode custar muito mais do que os extorsionistas acabam pedindo.
  • Ideologia – alguns ataques on-line podem acontecer por conta dos “hacktivistas”. Essa categoria de atacante pode visar empresas ou até mesmo grupos políticos de outros países que eles discordem ideologicamente.
  • Cyber-Vandalismo – como ataques DDoS não são difíceis de serem orquestrados e podem até mesmo ser comprados, alguns usuários da Internet podem causar ataques DDoS por qualquer motivo que eles queiram, ou até mesmo nenhum motivo.
  • Guerras entre empresas – algumas companias podem utilizar de ataques online de negação de serviço para derrubar sua competição alavancando seu posicionamento no mercado online.

É possível evitar um Ataque DDoS?

Talvez não seja possível extinguir ataques DDoS, mas há maneiras de garantir que seus negócios jamais serão afetados por eles. Primeiro é necessário entender como empresas de segurança cibernética operam.

Atualmente os ataques DDoS são controlados através de serviços de mitigação. O que acontece é que ao sofrer ataques DDoS, as rotas de servidores sofrerão uma quantidade significantemente maior de dados do que eles conseguem lidar. Para corrigir isso o serviço de mitigação, que é o mais comum entre as empresas de sergurança cibernética, começará a filtrar esses dados, separando os dados provenientes de fontes maliciosas e dados vazios de dados que são de clientes, ou de usuários em que o acesso venha de um IP seguro.

Serviço de Mitigação
Serviço de Mitigação

Esse serviço de mitigação nem sempre é efetivo, dependendo do tamanho do ataque ele poderá sim garantir que as empresas contratantes do serviço se mantenham online, mas os acessos que as empresas terão será significamente menor já que o processamento de dados é muito mais lento.

A HydraPath oferece um serviço de segurança contra ataques DDoS que não apenas garante manter empresas online perante ameaças de segurança, como também mantém o fluxo de dados regular. Entre em contato conosco para mais informações sobre nossos produtos, ou sobre como proteger-se de ataques DDoS e aumentar sua segurança na Internet.

Escrito por Gabriela Thaller